Os Quatro Acampamentos:
Quando os judeus se acampavam no deserto após deixar o Egito, eles foram instruídos a montar quatro acampamentos, um para cada ponto cardeal, com o Tabernáculo no centro.
1) Acampamento de Judá e incluía Issacar e Zebulom (Bandeira vermelha com símbolo de um Leão);
2) Acampamento de Efraim e incluía Manassés e Benjamim (Bandeira Púrpura com símbolo de Boi);
3) Acampamento de Rubem e incluía Simeão e Gade (Bandeira Branca mostrava a face de homem);
4) Acampamento de Dã com Aser e Naftali, (Bandeira Azul símbolo de Águia).
Os quatro Evangelhos: Alguns também veem os quatro Evangelhos simbolizados nos quatro animais. O Leão de Mateus; o Touro sendo um animal serviçal, para Marcos; o Homem para Lucas;e a Águia, um símbolo de realeza, para João.
1) Mateus foi escrito para os judeus. Seu propósito era demonstrar quem Jesus era; apresentando impressionante evidência de que Jesus era o tão esperado Messias de Israel: o Leão de Judá.
2) O Evangelho de Marcos é na verdade o relato de Pedro (Papias de Herápolis, que foi discípulo de João), e foi escrito para os Romanos. Seu propósito era retratar Jesus como o obediente servo de Deus.
3) O Evangelho de Lucas mostra Jesus como o Filho do Homem, um título que Jesus frequentemente utilizou para Sí mesmo, e foi escrito para os gregos. Ele apresenta o lado humano de Jesus e enfatiza Seus ensinos.
4) O Evangelho de João representa águia, a tradição diz que André foi convocado pelos anciãos para descrever o lado interior de Jesus, mas, ele teve uma revelação que, quem deveria escrever, era João. João escreveu para a Igreja descrevendo como Jesus se sentia a respeito da reação das pessoas ao Seu ministério. Seu evangelho é o mais ímpar de todos, baseado em 7 milagres, 7 declarações "Eu Sou" e 7 discursos. João dá pequena atenção à cronologia, às vezes colocando os eventos fora de ordem (como a Purificação do Templo no capítulo 2) por seu efeito em apresentar a Jesus como o Filho de Deus. O Evangelho de João cobre somente cerca de 21 dias dos três anos e meio do ministério do Senhor; Dez capítulos são devotados a uma semana, e um terço de todos os versos em João descrevem um único dia.
Fonte : Revista Obreiro Aprovado - ano 36 - nº 66