sábado, 27 de fevereiro de 2021

E.B.D. - LIÇÃO 9 - 1° TRIMESTRE DE 2021 - VIVENDO O FERVOR DO ESPÍRITO

 


Efésio 5.15-20


"A expressão "todos foram cheios do Espírito Santo", em Atos 2.4, quer dizer que todos foram batizados no Espírito Santo".  "Isso já estudamos na lição 3". mas nela aprendemos igualmente que "cheios do Espírito" indica também viver a plenitude ou o fervor do Espírito".  "Vamos analisar melhor essa parte da teologia pentecostal".

"O apego à Palavra de Deus e o hábito de orar são indispensáveis à vida cristã".  "São práticas ensinadas ao povo de Deus desde o princípio, pois Deus fala por meio dela".

"A nossa ideia de "devoção" é de apego, dedicação e zelo, como nosso apreço pela oração (Mt26.41), o amor pela Palavra (Sl 119.97) e o apego ao jejum".  "Leitura da Bíblia, oração e jejum são importantes exercícios espirituais na vida da igreja desde o princípio".

"Todos nós conhecemos o jargão evangélico "a oração é a chave da vitória".  "Isso é verdade".  "Não existe vida espiritual abundante sem oração".
"A oração é a alma do Cristianismo e expressa a nossa total dependência de Deus". "O próprio Senhor Jesus Cristo tinha o hábito de orar" (Lc 3.21; 6.12).  "Essa prática particular deve ser espontânea" (1 Ts 5.17).  "A leitura da Bíblia nos torna sábios e prudentes" (2 Tm 3.15; Sl 119.100).

Esses exercícios espirituais possibilita que os cristãos vivam sabiamente nessa terra.
"Devemos priorizar a vontade de Deus em nossas decisões, atitudes e não focar as aparentes vantagens, como faz  mundo". "O modo de viver do crente não pode ser o mesmo padrão do mundo" (Rm 12.1).
Sejamos sábios e não néscios.

O crente em Jesus Cristo deve remir o tempo, aproveitar o melhor possível as oportunidades para anunciar o evangelho de Cristo (Cl4.5) "até mesmo em circunstâncias difíceis".

"A obra do Espírito Santo na vida do crente é dinâmica; Ele não fica estático a partir da conversão, pois a expressão "cheio do Espírito Santo" significa reacender a chama do Espírito".  "Não se deve confundir com a expressão "cheios do Espírito Santo" de Pentecostes" (At 2.4).
"Os discípulos já tinham o Espírito antes do Pentecostes (Jo 20.22) e já eram salvos" (Lc 10.20).  "Todos os crentes em Jesus, , pentecostais e não pentecostais, batizados no Espírito Santo e não batizados têm o Espírito Santo" (1Co 3.16; Gl3.2-5).

Não podemos confundir, ser "cheios do Espírito Santo" em (At 2.4; (.17), "diz respeito ao batismo no  Espírito santo, mas não é o caso em Efésios 5.18".
"O batismo no Espírito Santo é uma experiência distinta da conversão".

CONCLUSÃO
"O significado de "enchei-vos do Espírito" é ter a vida cristã na plenitude do Espírito Santo".  "Isso envolve todos os aspectos da nossa vida".  "Desde os cultos até ao lar, desde o lar até o trabalho e a sociedade".  "Por meio desses testemunhos é possível observar quem é cheio do Espírito".

Fonte:  Lições bíblicas - 1º Trimestre 2021 - Adultos - CPAD

sábado, 20 de fevereiro de 2021

E.B.D. - LIÇÃO 8 - 1º TRIMESTRE DE 2021 - COMPROMETIDOS COM A PALAVRA DE DEUS

 



2 Timóteo 2.14-19; 2 Pedro 1.20,21


"O compromisso com a Palavra de Deus é uma das nossas maiores preocupações como Movimento".  "Para nós,  a Bíblia é inspirada e inerrante em toda sua dimensão e, por isso, é a única regra de fé e prática para nossa vida cristã, e é por meio dela que podemos conhecer a Deus e entender a sua vontade".(2 Tm 3.14-17)  "Cremos que toda experiência espiritual genuína não pode contrariar a Palavra de Deus".  "A Bíblia é a referência para avalizar toda experiência pessoal e coletiva".  "Ela é a bússola que norteia a nossa jornada espiritual".  "Por meio delas somos guiados pelo Espírito Santo até o dia em que seremos arrebatados para estar para sempre com o Senhor".  "E preciso estar comprometidos integralmente com ela".
Não temos outro livro, além da Bíblia, como fonte de autoridade espiritual.
"Os pentecostais ainda são vistos por alguns não pentecostais e cessacionistas como um movimento que baseia suas crenças e práticas nas emoções e ensina a crença do Cânon aberto".  "São interpretações equivocadas a nosso respeito".  "Nós cremos que a revelação canônica se encerrou com os apóstolos do Novo Testamento". (1 Co 15.8)  "A nossa fonte de autoridade é unicamente a Bíblia".  "Não necessitamos de uma nova revelação extraordinária ou pretensamente canônica". (2 Pe 1.19-21)
"Não somos deistas(doutrina que afirma a existência de Deus, mas que Ele está longe de nós e não se envolve com os assuntos humanos)". Cremos que Deus está perto de nós e nos ajuda em todas as nossas dificuldades, para sermos vitoriosos. (Sl 34.18,19)
A nossa doutrina está baseada na inerrante Palavra de Deus, que é fiel e verdadeira. (2 Tm 3.16;  2 Pe 1.19-21; Sl 19.7-11)
"Há no Novo Testamento embriões de credos e confissões de fé (Mt 16.16; Fp 2.8-11; 1 Tm 6.13) que foram desenvolvidos ao longo da história da igreja".
"Credo, confissão de fé, regra de fé ou declaração de fé são interpretações autorizadas das Escrituras Sagradas aceitas e reconhecidas por uma igreja ou denominação".
"A nossa confissão de fé não é de autoria particular, pois expressa o pensamento e a vida da igreja",  "Esse documento é submetido às Escrituras e está em conformidade com elas".
Precisamos tomar cuidado com os modismos, e nos firmar nos ensinamentos da Palavra de Deus.
"Devemos combater aos modismos, defendendo a nossa fé das seitas e heresias, refutando os erros contra os ensinos bíblicos e persuadindo os contradizentes para que se convertam ao evangelho".
"ABíblia não apresenta modismos, mas verdades atemporais e eternas".  "São dois os propósitos das EscriturasSagradas:  revelar o próprio de Deus e expressar a sua vontade à humanidade".
A Bíblia nos orienta a nos apresentar a Deus, como obreiros que não tem do que se envergonhar. (2 Tm 2.15).  Devemos ter a Palavra de Deus, como nosso espelho, para realizarmos a boa obra.

CONCLUSÃO
"Nós temos compromisso com a Palavra de Deus e cremos que ela é a única revelação de Deus escrita para a humanidade".  "Diante disso, fica claro que nenhuma outra literatura exerce autoridade sobre a nossa vida".

Fonte :  Lições Bíblicas - Adultos - CPAD

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

E.B.D. - LIÇÃO 7 - 1º TRIMESTRE DE 2021 - CULTUANDO A DEUS COM LIBERDADE E REVERÊNCIA

 


1 Coríntios 14.26-32


"O Novo Testamento não apresenta um manual de liturgia e nem estabelece regras de cultos".  "Com base descrita no capítulo 14 de 1 Coríntios, vamos estudar como deve ser o nosso culto e os elementos para que ele seja aceitável a Deus".

"O cristianismo não tem o objetivo de padronizar o mundo e nem destruir as culturas; sua mensagem, porém, é universal".  "No dia do triunfo de Cristo e da igreja, cada povo ou etnia se apresentará louvando a Deus na sua própria tradição".

"A religião cristã é flexível quanto à forma de adoração e permite várias liturgias".  "Todos os ramos do cristianismo, incluindo os cristãos nominais, têm sua forma distinta de culto, desde o cerimonialismo ornamental das igrejas Católica Romana, Ortodoxas e algumas Protestantes, ao modelo simples dos evangélicos, principalmente os pentecostais".

"O termo "culto" é sinônimo de adoração".  "O nosso enfoque é no sentido d adoração".  "Essa palavra é uma tradução do grego latreia "serviço, adoração", do verbo latrewo, "servir, prestar culto, adorar" (Mt 4.10).  "A Septuaginta emprega latreia para traduzir o hebraico avodá, "serviço, culto" (Êx 25.25,26; 13.5).  "Essa palavra aparece com esse sentido três vezes no Novo Testamento (Rm 9.4; 12.1; Hb 9.1)".  "O que queremos dizer com a expressão "culto pentecostal" é a nossa liturgia, isto é, a forma como adoramos a Deus".

"Adoração a Deus é o momento mais sublime na vida humana, significa essencialmente o reconhecimento, a celebração e a exaltação da majestade divina".  "Por isso deve ser oferecida com reverência: "faça-se tudo decentemente e com ordem" (1 Cor 14.40).  "O apóstolo está se referindo ao culto de adoração".  "O culto é o diálogo de Deus com o seu povo, é um momento de reverência".

"Igreja é toda congregação ou assembleia que se reúne em torno do nome de Jesus Cristo como Senhor e Salvador, professando fé nEle publicamente e de forma diversificada".

"Alguns opositores da obra pentecostal costumam nos acusar de em nossos cultos darmos ênfase ao Espírito Santo acima de Jesus".  "O Senhor Jesus é o centro da nossa adoração e da mensagem pregada pelas Assembleias de Deus".  "Os crentes se reúnem em nome de Jesus para adoração ao Deus trino".  "Esse é o padrão é o padrão ensinado nas Escrituras". (Fp 3.3)

"O assunto de 1 Coríntios 14 é a adoração". "A expressão paulina "quando vos ajuntais" (v. 26) se refere aos cultos".  "A exortação paulina à comunidade cristã de Corinto nos ensina muita coisa sobre o culto, entre elas que o culto não era entediante e nem consistia num pregador falando para um rebanho atento e silencioso, pois havia uma interação dinâmica de compartilhar e receber".  "Os versículos 26-32 do capítulo 14, sugere que havia a participação dos crentes em geral, não somente da liderança".

"Os primitivos cultos eram espontâneos e diferentes das reuniões das sinagogas, embora muitas características viessem delas (Tg 2.2)".  "A liturgia dos cultos constava de oração e cântico (1 Cor 14.15); o louvor parte da adoração a Deus desde os tempos antes dos séculos até a consumação dos séclos (Jó 38.7; Ap 7.9)".  "A leitura e exposição das Escrituras Sagradas aparecem como elementosdo culto cristão em outra fonte paulina:  "Persiste em ler, exortar e ensinar" (1 Tm 4.13).  "Esta instrução é uma referência à leitura pública".   "As ofertas são partes da adoração bíblica desde os tempos do Antigo Testamento (Dt 26.10; 1 Co 16.1,2; 2 Co 9.7".  "O objetivo delas é levar avante a obra de Deus enquanto a igreja estiver na terra".

"As reuniões de adoração em nossas igrejas são diversificadas".  "Temos cultos públicos, chamados por muitos como "culto da família", de oração, de ensino ou doutrina, escola bíblica dominical, círculo de oração, além de atividade como crianças, adolescentes e jovens".
"A nossa liturgia é simples e permite que quaisquer irmãos e irmãs adorem a Deus com liberdade".  "Todos tem a oportunidade de falar à igreja o que Jesus fez na sua vida; são os testemunhos sobre salvação, cura, libertação e outras bençãos".  "A maioria baseia a sua fé nos relatos bíblicos, e são os milagres registrados na Bíblia que inspiram e levam os irmãos a receberem a benção (Mc 16.15-20)".

"Nossas reuniões coletivas de adoração apresentam as mesmas características dos cultos em Corínto".  "As manifestações nos cultos que o apóstolo menciona em 1 Coríntios 14 são reais entre nós".

CONCLUSÃO
"O que precisamos saber é que o Novo Testamento não estabelece forma litúrgica de adoração, porque parece não ter sido essa a preocupação do Espírito Santo".  "Que os nossos cultos sejam dinâmicos e espontâneos, em nome de Jesus, com espontaneidade e reverência".  "Nós não somos expectadores dos cultos, como num teatro ou cinema; antes participamos deles com cânticos congregacionais, corais, conjuntos e grupos de louvores dando glória a Deus e aleluia.

Fonte: Lições Bíblicas - 1º Trimestre 2021 - Adultos - CPAD

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

LIÇÃO 6 - E.B.D. - 1º TRIMESTRE DE 2021 - SANTIFICAÇÃO: COMPROMETIDOS COM A ÉTICA DO ESPÍRITO

 


                                                     1° Pedro 1. 13-23


"Deus é absolutamente santo; Sua santidade é infinita e inigualável; Ele é santo em sí mesmo, em sua essência  e natureza". (Ap 15.4)
"A santidade de Deus se originou nEle mesmo; ela é a plenitude gloriosa de sua excelência moral".  "Essa verdade é revelada desde o Antigo Testamento".  "Deus exige santidade de seu povo porque Ele é santo".
"A ideia predominante de santificação ou santidade no Antigo Testamento é de separação tanto de pessoas como de lugares e coisas para o serviço sagrado".  "O verbo hebraico qadash, "ser santo, ser santificado, santificar, ser posto à parte", cuja ideia central é separar do uso comum para o serviço de Deus, consagrar". (1 Sm 7.1)
"O termo "consagrar" significa investidura de funções sagradas, em outras palavras, é dedicar-se ao serviço de Deus, e isso pode ser pessoas, coisas ou possessões". (Lv 27. 28,29).  "Consagração e santificação são termos distintos, mas podem significar a mesma coisa dependendo do contexto: "que façam vestes a Arão para santificá-lo" (Êx 28.3) ou:  "que façam vestes para Arão para consagrá-lo" (Nova Almeida Atualizada).  "O verbo hebraico para "consagrar" é o mesmo para "santificar", ser santo".
"O termo tahor, "puro, limpo", e qadosh, "santo", do verbo qadash, pertencem ao mesmo campo semântico".  "Ambos se aplicam à santidade de Deus (Is 6.3; Hc 1.13) como também as pessoas que se aproximam dEle e se purificam de toda sorte de pecado e idolatria". (Sl 51.10; Ez 36.25)

"Santificação, santidade e seus cognatos são termos comuns ao Antigo e ao Novo Testamento e trazem o mesmo conceito". "Na nova aliança, santificação é a semelhança do caráter de Cristo e o efeito real da salvação na vida cristã".  "A fé cristã confessa a existência de um único Deus, que subsiste eternamente em três Pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, iguais em poder, glória e majestade". (Mt 28.19) "De modo que a obra da santificação, um atributo divino, é realizada pela unidade na trindade como pela trindade na unidade". (1Cor 6.11; 1 Ts 5.23; 2 Ts 2.13) "São as três Pessoas atuando na obra da redenção". (1 Pe 1.2)
"A santidade pode ocorrer de maneira instantânea , isso quando o pecador recebe a salvação em Jesus Cristo pela fé". (1 Co 1.30)  "Ela é chamada teologicamente de santificação posicional referente a mudança de posição de pecador para santificado". (1 Co 1.2)
"A nova vida em Cristo é o novo nascimento". (Jo 3.3)  "Ao nascer, a criança o seu crescimento físico mental, e isso se aplica também a vida espiritual". (Hb 5.12,13; 1 Pe 2.2)  "Apesar de a santificação ser instantânea , ela é ao mesmo tempo progressiva". (Pv 4.18; 2 Co 3.18)
"O Espírito Santo é a fonte de santidade, e o Senhor, o seu padrão". "Todos os crentes desejam se parecer com Jesus e viver de maneira a agradar a Deus".  "A santificação do crente é obra do Deus trino".
"As epístolas do Novo Testamento visam fortalecer as igrejas e exortá-las à uma vida santa diante de Deus  da sociedade".
"Somos santificados pela Palavra (Jo 17.17), pelo sangue (Hb 9.12) e pelo Espírito (1 Pe 1.2)".
"Deus é santo e por isso exige santidade de seu povo". (1 Pe 1. 15,16)
"A ética cristã é um estudo sistemático sobre os princípios e as praticas do que é certo ou errado à luz das Escrituras Sagradas".  "Trata-se da parte da teologia que estuda o padrão de conduta conforme a vontade de Deus". (Rm 12. 1,2)  "O fruto do Espírito tem implicações éticas, e tal prática precisa ser treinada e se tornar hábito".  "Isso agrada a Deus e as pessoas, e por meio de nossa conduta até os incrédulos glorificam a Deus". (Mt 5.16)

CONCLUSÃO:
"Sobre a santificação precisamos saber o significado, a sua importância e a sua necessidade".  "Isso evita confundir a santificação com regras externas típicas de religiões legalistas".  "A santificação é a marca de uma vida na plenitude do Espírito".

Fonte :  Lições Bíblicas - CPAD - 1º Trimestre de 2021 - Adultos