sexta-feira, 26 de março de 2021
terça-feira, 23 de março de 2021
SEDE SANTOS
O que é ser santo ?
"Sede santos como aquele que vos chamou" (1 Pedro 1.15), assim nos adverte as Escrituras.
O Apóstolo Pedro escreveu: "sede santos em toda a vossa maneira de viver" (1 Pedro 1:15-19).
Precisamos entender que Deus é Santo em toda Sua plenitude, Nele não há sombra de variação, Ele é Perfeito.
Quando Jesus consumou a sua obra na cruz, derramando seu sangue inocente para perdão e purficação de nossos pecados, morrendo pelos nossos pecados, Ele ganhou para nós o direito de sermos reconciliados com o Pai, restaurando a nossa comunhão com Deus, pois por causa da desobediência de Adão, o homem perdeu a comunhão com Deus.
Santo é ser separado para Deus, ou seja, abandonar os prazeres do mundo, o pecado, para servir a Deus.
Quando o homem e a mulher aceitam a Jesus Cristo como Salvador, se tornam uma nova criatura, ou seja, são gerados novamente, não na carne, mas pelo Espírito Santo, que faz com que o homem e a mulher se tornem novas pessoas.
A obra que Jesus fez em favor da humanidade trouxe a justificação, regeneração, santificação, o ser humano que crê no sacrifício da cruz e recebe a Jesus Cristo como Salvador, se torna justo diante de Deus, como se nunca tivesse pecado, pois Jesus pagou um alto preço para que fossemos perdoados e reconciliados, o homem e a mulher são transformados pelo poder de Deus, ou sejam, passam a andar em novidade de vida com a regeneração que ocorre, quando se crê em Jesus, e isso, ocorre de imediato a conversão, juntamente vem a santificação.
Deus justifica, regenera e santifica, porém, a santificação é gradativa, com a ajuda do Espírito Santo, cristãos e cristãs vão moldando o seu viver conforme a vontade de Deus.
Diferentemente da santidade de Deus, que é perfeita e imutável, os(as) cristãos(ãs), precisam a cada dia buscar a perfeição que há em Deus.
A vontade de Deus para a humanidade, é que sejamos salvos e andemos em santificação, pois Ele é Santo e requer de nós uma vida santa.
O livro de Provérbios de Salomão diz que "a vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais, até ser dia perfeito (Provérbios 4.18).
O mandamento de Deus para que sejamos santos, não é pesado e nem impossível, pois é para as pessoas que já nasceram de novo, da água e do Espirito, como Jesus disse a Nicodemos (João 3. 1-18).
Pessoas que ainda não creem na obra da salvação que Jesus executou pela humanidade, jamais conseguirão andar em novidade de vida, enquanto não se arrependerem e crer em Jesus Cristo como seu Salvador. Essa benção somente pode ser alcançada pelos que creem que Jesus é o Salvador, e que Ele morreu pelos nossos pecados, e que somente Ele é o caminho para a nossa salvação.
Deus requer de seu povo a santidade, porque Ele tem poder para capacitar o seu povo para viverem uma vida santa, uma vida pautada na direção do Espírito Santo que é o fiel e perfeito ajudador.
A Palavra de Deus nos adverte que "sem a santificação, ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12.14b).
Se quisermos alcançar a promessa que temos de que um dia iremos morar para sempre com o Senhor, precisamos estreitar o nosso relacionamento com Deus, e cada dia fugir das coisas que não agradam a Ele, e tenhamos a certeza que se nós deixarmos Ele agir em nossa vida, certamente nos ajudará a alcançar essa rica promessa feita por Ele, que é fiel e verdadeiro.
Fonte : Texto redigido por Edilberto Pereira - Bacharel em Teologia - baseado na Palavra de Deus.
sábado, 20 de março de 2021
E.B.D. - 1º TRIMESTRE DE 2021 - Lição 12 -. A URGÊNCIA DO DISCIPULADO
Mateus 28. 16-20; Atos 2. 42-47
"A relação mestre e discípulo é o modelo bíblico do verdadeiro discipulado".
"O ensino bíblico mostra que é necessário que haja alguém experiente e idôneo que ensine e pessoas dispostas a aprenderem com o objetivo de atingir a "estatura de varão perfeito" (Ef 4. 11-14)". "Na fé cristã, a relação entre o mestre e o discípulo é atemporal". "O nosso mestre por excelência é o Senhor Jesus". "Espere-se que os crentes mais experientes atuem no sentido de ensinar aos mais novos a imitarem o nosso Senhor e Salvador (1 Co 11.11)".
sexta-feira, 12 de março de 2021
O DEUS DO IMPOSSÍVEL
Glorificamos a Deus, por sermos participantes das suas ricas e maravilhosas bençãos. Sabemos que servimos o Deus do impossível.(Lc 1:37).
quinta-feira, 11 de março de 2021
E.B.D. - 2011 - 1º TRIMESTRE DE 2021 - COMPROMISSADOS COM A EVANGELIZAÇÃO
quinta-feira, 4 de março de 2021
LEITURA BÍBLICA
terça-feira, 2 de março de 2021
E.B.D. - LIÇÃO 10 - 1° TRIMESTRE DE 2021 - O SENHOR JESUS CURA HOJE
"A mensagem sobre a cura divina é uma doutrina importante pregada pelos pentecostais". "É a percepção que o Evangelho é pleno, diz respeito tanto à alma quanto ao corpo". "A cura divina é um dos muitos sinais que confirmam a mensagem do Evangelho".
"Assim como Jesus fez no passado, Ele deseja atualmente curar e libertar os enfermos e oprimidos". "Ele demonstrou misericórdia e compaixão ao tomar sobre sí as nossas enfermidades e dores". "O caráter e a compaixão de Jesus permanecem imutáveis na atualidade".
"A cura divina é para hoje".
"A cura divina na Bíblia tem a ver com a saúde pública no Antigo Testamento, a prevenção de doenças como uma orientação bíblica e as curas de Jesus no Novo Testamento".
"Em Israel, a saúde era uma promessa de Deus, mas o povo tinha que fazer a sua parte". "Deus garantiu a saúde dos filhos de Israel desde que eles cumprissem os termos do Pacto do Sinai: "nenhuma das enfermidades porei sobre tí, que pus sobre o Egito; porque Eu sou o Senhor, que te sara"(Êx 15.26)". "A vida dos israelitas era centrada no seu Deus (Dt 6 .4-9; 30.20)". "A cura de enfermidades em Israel era essencialmente milagrosa, principalmente acerca das doenças graves". "O remédio não estava nos médicos como nos povos vizinhos, mas em Deus (Jr 17.14; 30.17)".
"A alimentação saudável e a higienização adequada são bons hábitos que contribuem para a boa saúde". "Quando a lei de Moisés instrui o povo sobre o padrão de higiene em Levítico 15 e os preceitos dietéticos no capítulo 17, embora parte da purificação fosse cerimonial, o objetivo principal era saúde da população". "Isso mostra o interesse divino na saúde pública e individual". "O Novo Testamento mostra que a finalidade era uma questão de saúde pública e não purificação espiritual para a salvação ou santificação (Mt 15. 17-20; Rm 14.2; 1 Tm 4. 3-5)".
No Novo Testamento, "o número de enfermos era alto, e as curas efetuadas por Jesus logo chamaram a atenção do povo (Mt 4. 23-25), Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores (1 Tm 1.15), no entanto, por causa da miséria humana, operou muitos milagres, prodígios e maravilhas". "O Senhor se compadecia dos enfermos, dos oprimidos e de todos os de espírito abatido, porque essas pessoas andavam como ovelhas que não tem pastor (Mt 9.36; Mc 6.34)". "A compaixão era a principal motivação de Jesus para ministrar ao povo, e isso não mudou com o tempo, pois a promessa de cura divina continua valendo (Mc 16. 17-20)".
"O discurso profético de Isaías anuncia a obra redentora de Jesus no Calvário". "Encontramos alguns detalhes dessa palavra profética no Novo Testamento, que mostram com clareza que salvação e cura divina caminham juntas".
"Salvação: É um termo que se aplica diversas ações de Deus no Antigo Testamento em favor de seu povo, como o livramento da escravidão, da fome, da espada e das enfermidades". "A salvação da condenação eterna é o livramento do poder da maldição do pecado e a restituição do ser humano à comunhão com Deus (2 Co 5.19. Hb 2.15)". "Deus propôs a salvação para todas as pessoas (Tt 2.11), e as condições para isso são a fé em Jesus e o arrependimento dos pecados (At 3. 15-19)".
"Cura divina - A Declaração de Fé das Assembleias de Deus define a cura divina como "um ato da soberania, graça e misericórdia divina, que, através do poder do Espírito Santo, restaura física e/ou emocionalmente aqueles que demonstram fé em Jesus Cristo" (Mt 14.14; Lc 4.18,19; At 10.38)". Procurar médicos quando estamos doentes, não é errado, "Jesus mesmo disse que os doentes precisam de médicos (Mt 9.12; Mc 2.17; Lc 4.23; 5.31)". "Lucas era médico (Cl 4.14)". "Mesmo assim, o milagre acontece também pelos recursos científicos da medicina". "Mas convém salientar que temos um recurso divino seguro para a cura das enfermidades, a ministração da unção com óleo em nome do Senhor sobre os enfermos (Mc 6.13; Tg 5. 14,15)".
"Salvação e cura " - A obra de Jesus é completa, a expiação no Calvário resulta na nossa redenção e alcança também a cura do corpo físico (Is 53.4; 1 Pe 2.24)". Desde o Antigo Testamento que a salvação e a cura andam juntas (Jr 17.14)". "A cura espiritual geralmente precede a cura física: "É ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades" (Sl 103.3)". "A cura do paralítico de Cafarnaum (Mt 9. 1-8) e passagens paralelas nos evangelhos sinóticos revelam essa verdade". "A vontade de Deus é, portanto, curar tanto a alma como o corpo (Tg 5.15)".
"O Novo Testamento interpreta Isaías 53 como a provisão de Deus em Cristo para cura física e espiritual". "O Evangelho de Mateus aplica a palavra: "Ele tomou sobre sí as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre sí" (Is 53.4) ao ministério de cura do Senhor Jesus (Mt 8.17)". "O verbo "sarar" em "pelas suas pisaduras, fomos sarados" (53.5) indica cura física, isso está muito claro nas inúmeras curas físicas e enfermos efetuados por Jesus (Mt 8. 16,17). "Essa cura é também espiritual e isso diz respeito à salvação: "levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudésemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados" (1 Pe 2.24)".
Atualmente são diversos os desafios, "dentre eles, saber sobre a natureza da enfermidade, se o problema é físico ou espiritual, e ter o discernimento sobre a vontade de Deus".