quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

NATAL

Hoje, dia vinte e cinco de dezembro,principalmente no mundo ocidental comemora-se o nascimento do Filho de Deus, Jesus Cristo.  Sabemos que essa data é somente uma data comemorativa, pois não se sabe com exatidão qual foi a real data do nascimento de Jesus.
Disse o profeta Isaías:  Um menino nos nasceu....(Isaías 9:6a).  Isso é fato irrefutável, algo que  historiadores não contestam, e até mesmo os judeus reconhecem que existiu o homem chamado Jesus, embora muitos  deles não o reconheceram como Messias.
No evangelho segundo Lucas 2:11 assim está escrito: "....pois na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
Ele nasceu em Belém na Judeia, aonde um anjo do Senhor avisou aos pastores que estavam no campo o nascimento do Salvador.
Nasceu Jesus, o nosso Salvador.  Ele veio para os que era seu(os judeus), e os seus não o receberam.  Mas a todos quantos o receberam(judeus e gentios) deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome (João 1:11-12).
Glória à Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens! (Lucas 2:14)
Dia de grande alegria, pois nasceu o nosso redentor, aquele que foi e que é desde o princípio, o Deus que se fez homem e habitou entre os homens.
O verdadeiro sentido do natal não é comes e bebes ou trocas de presentes, mas sim que nasceu um, o único que podia vencer o diabo, o único que podia nos reconcilar com o Pai, o único justo e verdadeiro, o único homem sem mancha e sem pecado, e que somente Ele nos trouxe a paz verdadeira, e o único que fez totalmente a vontade do Pai quando esteve na terra.
O nascimento de Jesus é comemorado pelos cristãos por ser um fato real, um fato milagroso, pois nasceu de uma virgem que não conhecia varão(homem), obra do Espírito Santo de Deus.
Há quem questione essa comemoração, mas o importante para a maioria dos cristãos é que Ele nasceu, cresceu, viveu, fez a obra do Pai, foi obediente até a morte, e morte de cruz, mas ressuscitou ao terceiro dia, e está assentado à direita do Pai, intercedendo por nós.
Louvado seja o nome santo do Senhor. Graças a Deus por esse dia sublime, dia inesquecível, pois nasceu o nosso Rei e Senhor, o nosso Salvador.
Deus é fiel, pois nos prometeu um redentor lá no Jardim do Éden, aonde o primeiro casal foi desobediente e nos enviou Jesus, o Filho de Deus para reconciliar todas as coisas.
Jesus Cristo é o nosso fiel Amigo, o nosso Salvador, o nosso Libertador, por Ele alcançamos o perdão dos nossos pecados, e a nossa salvação, e incontáveis bençãos para a nossa vida, se o obedecermos e andarmos na sua presença.
Sejamos gratos a Deus por esse presente sublime, e saibamos dar valor por essa tão maravilhosa dádiva que o Pai nos concedeu.
Deus seja louvado !!!

Fonte :  Texto redigido por Edilberto Pereira - Bacharel em Teologia - Baseado na Palavra de Deus

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

PARA DEUS TEMOS UM ALTO VALOR

Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,(1ª Pedro 1:18-19).
Sabemos que o ouro e a prata são metais de grande valor, metais caros e valiosos, metais cobiçados principalmente por negociantes.
Pedro em sua primeira carta cujos versos estão citados acima, nos diz que Jesus nos comprou por um preço muito mais elevado.  Ele nos comprou com o seu precioso sangue, sangue puro, incontaminado, derramado na cruz do calvário por um homem inocente, sem pecado, o homem perfeito.  Nisso podemos ver o grande valor que a humanidade tem para Deus, o Criador, o Eterno Pai.
Ás vezes, percebemos que algumas pessoas são menosprezadas por serem de pouco poder aquisitivo, por causa da sua aparência, mas a Palavra de Deus nos deixa claro que Deus não faz acepção de pessoas, e o seu sangue puro foi derramado por toda a humanidade, pobres, ricos, brancos, negros, amarelos, etc.
Deus ama a todos, porém muitos não dão valor a esse amor e rejeitam o Criador, não querem reconhecer que Ele é Deus, e tornam-se pessoas cada vez mais frias e distantes da presença do Pai Eterno.
Precisamos reconhecer o valor que Deus nos deu, e agradecer a Ele por esse tão rico presente que Ele nos deu, o de ter dado o seu Filho para morrer pelos nossos pecados, derramando o seu sangue puro para lavar as nossas manchas.
Todo homem e toda mulher que se arrependem de seus pecados, e aceitam a Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador, têm seus pecados perdoados e lavados no sangue do Cordeiro, que é Jesus.  
Deus nos criou para a sua glória, mas o primeiro casal desobedeceu as ordens divinas e caíram no pecado da desobediência, mas através de Jesus, que obedeceu ao Pai, nós somos reconciliados, e agora temos livre acesso ao Pai, hoje podemos nos achegar a Ele com ousadia, confiando que seremos ouvidos e que a resposta da nossa oração certamente virá, pois Ele mesmo disse para que pedíssimos a Ele, e segunda a vontade dEle nos concederia a nossa petição.
O sangue de Jesus nos dá livre acesso ao Pai Celeste, e é esse sacrifício que Jesus fez, que faz com que nós sejamos aceitos diante de Deus.
Lembremos sempre que nós temos valor para Deus, e que através de Jesus podemos todas as coisas e por Ele somos mais que vencedores.

Fonte :  Texto redigido por Edilberto Pereira - Bacharel em Teologia - Baseado na Palavra de Deus

domingo, 22 de dezembro de 2019

RESGATADOS POR JESUS CRISTO

Muitos de nós estávamos mortos em nossos pecados e delitos que cometíamos contra Deus e contra nosso próximo, porém quando Jesus Cristo nos achou e atendemos ao seu chamado, nos tornamos novas criaturas, porque Ele transformou a nossa vida.
Não tínhamos esperança e prazer nenhum em nos lembrar das coisas do alto, das coisas que nos falam do Deus Criador, mas, hoje temos prazer de estar na presença dEle, O adorando, louvando o nome dEle, porque hoje o Espírito Santo habita em nós, e esse mesmo Espírito nos leva a adorá-lo na beleza da sua santidade.
O Eterno é o Deus verdadeiro, quem nos criou para a sua glória, por isso, após Ele ter nos encontrado através de seu filho Jesus Cristo, sentimos a sua presença e temos prazer em serví-lo, e isso por bondade e misericórdia do Eterno Deus.
Ele estendeu a sua mão para nós quando ainda éramos pecadores, e agora, transformados pelo seu poder, santificados para andar na presença dEle, andamos de glória em glória.
Hoje, quando lemos a sua palavra e meditamos no que está escrito, o nossos corações se enche de alegria, coisa que outrora não conhecíamos.
A palavra de Deus é o nosso pão, pois ela nos leva a crer no nosso Salvador, ela sacia a nossa alma, pois é o Deus Eterno falando conosco.
Quando estávamos mortos para Deus, só gostávamos de desfrutar as coisas dessa vida, hoje, por já estarmos reconcilados com o Pai na pessoa santa do Salvador Jesus Cristo, sentimos o gozo do Espírito Santo em nosso ser.
Deus na pessoa de Jesus Cristo nos resgatou com mão forte das garras do inimigo, o qual fazíamos a sua vontade, desagradando a Deus.
Hoje, graças ao Pai eterno que enviou seu filho para morrer por nós, pelos nossos pecados estamos reconciliados com o Criador, por Cristo fomos justificados, regenerados, santificados para sua glória e um dia nossos corpos, se permanecermos fieis a Deus, será glorificado, pois estaremos para sempre com o Senhor.
A palavra de Deus nos diz que Ele nos amou, nós sendo ainda pecadores, não merecíamos, mas mesmo assim Ele quis nos resgatar, porque Ele nos ama.
Sejamos gratos a esse Deus, pois somente Ele pode transformar o nosso viver, agradeçamos a Ele todos os dias do nosso viver, pois Ele merece toda a nossa gratidão, a nossa adoração, o nosso louvor.
Deus é fiel, bondoso e misericordioso.  A nossa alma tem sede dEle, e Ele pode e quer saciar a nossa sede todos os dias, pois Ele é a fonte de água viva.

Fonte :  Texto redigido por Edilberto Pereira - Bacharel em Teologia - Baseado na Palavra de Deus

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

O DEUS DOS MILAGRES

Nós seres humanos, às vezes nos deparamos com fatos que aos olhos humanos são coisas irreversíveis, ou seja, são causas que não há solução.
Nós somos limitados e por isso não podemos dar solução a fatos que estão além da nossa capacidade.
Realmente somos bem limitados, mas quando lemos na Palavra de Deus, os milagres que Jesus realizou no seu ministério terreno, não temos como fugir da verdade, o Deus que criou os céus e a terra, verdadeiramente é o Deus dos milagres, o Deus do impossível.
Quando foleamos a Bíblia em o Velho Testamento, podemos contemplar alguns milagres realizados, porém no Novo Testamento podemos presenciar um número bem alto de milagres realizados por Jesus, onde não há como negarmos que Deus é grande e poderoso, justo, santo, misericordioso e amoroso. Ele teve compaixão das pessoas, e realizou coisas impossíveis de serem feitas pelos homens, obras poderosas e extraordinárias.
Mudos falarem, cegos enxergarem, aleijados andarem, endemoniados serem libertos, pessoas voltarem a vida, tudo isso o Deus de milagres fez no passado, e ainda continua fazendo, e certamente continuará fazendo.
Meditando na Palavra do Senhor, contemplando os muitos milagres realizados por Jesus, a nossa fé nele fica cada vez mais forte, porque sabemos que muitas coisas são aos nossos olhos impossíveis de serem realizadas.
Cabe a nós reconhecer as maravilhas que Deus faz, e dar a Ele, glória, honra e louvor pelos grandes benefícios que Ele concede as pessoas que se chegam na sua presença.
O melhor de tudo é que não somente ouvimos falar das suas maravilhas, como também somos alcançados pelas obras por Ele realizadas.
Não há o porquê deixar de buscar ao Senhor, porque sabemos que só Ele tem poder para realizar todas as coisas em nossa vida.
Tenhamos em mente que o maior milagre que recebemos, é a nossa salvação, a mudança que o Eterno faz em nós, quando aceitamos a Jesus Cristo como nosso Salvador, quando nascemos de novo, da água e do Espírito.
Deus é Deus acima de todas as coisas, e sem Ele nada podemos fazer, pois somente o Senhor Deus tem poder para fazer maravilhas na vida de todos(as) que creem.

Fonte :  Texto redigido por Edilberto Pereira - Bacharel em Teologia - Baseado na Palavra de Deus

sábado, 30 de novembro de 2019

LOUVAI AO SENHOR

Ao Pai Eterno que nos fez  a sua imagem e semelhança, que nos criou para sua glória, que resgatou o homem caído, enviando seu filho ungênito, Jesus Cristo, seja a honra, a glória, o louvor, o domínio pelos séculos dos séculos.
Ao Pai Eterno que nos amou de um modo tão maravilhoso,dando o seu filho único para nos salvar, levando sobre sí os nossos pecados, curando as nossas enfermidades, sejamos gratos e louvemos o seu santo e poderoso nome.
Ao Pai eterno que exaltou o seu filho amado, o ressuscitando ao terceiro dia, seja dada a Ele, toda nossa adoração, e que toda nossa vida seja para honra e glória dele.
Ao Pai Eterno que nos reconciliou através de seu filho, e enviou o seu Santo Espírito pela intercessão do seu filho que está vivo para todo o sempre, foi morto pelos nossos pecados, mas vivo está e essentado à direita do Pai intercedendo por nós, à Ele toda a nossa gratidão, honra e louvor.
Sejamos gratos ao Pai Eterno, porque Ele cuida de nós, jamais abandona os seus filhos que o buscam, os filhos que nele se refugiam.  Homens e Mulheres louvai o Todo Poderoso, chegai a Ele com ações de graça, bendizendo e exaltando o seu santo nome.
Ele é Eterno, e para sempre o seu povo habitará com Ele, O adorando na beleza da sua santidade, e assim como Ele é, o seu povo o verá.
Povo santo do Senhor, entrai por suas portas com louvor, adorai a Ele de todo o vosso coração, porque Ele tem cuidado de nós.
Certamente não temos palavras para expressar tudo o que Ele é, mas Ele sabe o que está no íntimo de cada ser, sabe muito bem se estamos sendo sinceros em nossa adoração a Ele, e certamente como o Pai de amor que Ele é, nos corrigirá se estivermos com a motivação errada na sua presença.
Ele é Santo, e todos seres viventes necessitam nascer de novo, se tornarem novas criaturas para andarem em santidade e agradar ao Deus Eterno.
Somente pela atuação do Espírito Santo conseguimos andar separados das coisas que não agradam ao Eterno, e somente o Espírito Santo nos convence do pecado, da justiça e do juízo, e assim nos leva a adorar o Santo de Israel.
Louvemos ao Deus que tudo pode, o Deus de amor que nos tira do lamaçal do pecado e faz com que nos tornemos novas criaturas para O servir com sinceridade.
Louvai ao Senhor, povo santo do Senhor, chegai a Ele com humildade, reconhecendo que somente Ele tem todo poder, e somente Ele é digno de ser adorado.

Fonte :  Texto redigido por Edlberto Pereira - Bacharel em Teologia - Baseado na palavra de Deus

SEJAMOS PACIENTES PARA ALCANÇAR A NOSSA VITÓRIA

Vivemos em um tempo que muitas pessoas querem que as coisas se resolvam a seu favor rapidamente e mostrando-se impacientes quase sempre se precipitam, e nessa precipitação acabam se envolvendo em muitos problemas.
Mas há uma resposta de Deus para todas as pessoas que querem viver uma vida com paz no coração, sem se desesperarem nos momentos de dificuldades.
Assim disse o salmista  Davi : Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. Sl 37:5, Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. Sl 38:5
Entregando o nosso caminho ao Senhor, confiando nele, certamente o homem e a mulher alcançarão a vitória que tanto precisam, porque Deus é fiel nas suas promessas, e promete bençãos e vitórias para as pessoas que nele se refugiam.
O apóstolo Pedro disse na sua primeira carta no capítulo 5:7: Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Deus cuida com amor e com carinho daquele(s) que estão na sua presença, e os que estão na presença de Deus não precisam se precipitar, porque Deus com certeza dará a vitória no momento certo.
Certamente que enquanto a vitória tão desejada não chega, Deus pela sua bondade e misericódia ajuda as pessoas que o buscam a ter paciência e a certeza de alcançar a vitória.
Enquanto o cumprimento da promessa não é concretizada Deus dá muitas outras bençãos para as pessoas, para que elas tenham certeza que Ele está no controle de tudo.
Esperar com paciência pela vitória é o segredo para se viver uma vida tranquila mesmo em momentos de dificuldades, até mesmo nas situações que parecem não ter solução.
O Senhor é bom, e nos prova a sua bondade nos fortalecendo e nos ajudando nas situações mais difícieis ou adversas que enfrentamos.
Confia no Senhor de todo o teu coração, porque o Senhor brevemente cumprirá a sua promessa e o nome dele será glorificado na tua vida.
Tenhais paciência e buscais ao Senhor, porque Ele é amor, e tem prazer em abençoar as pessoas que nele se refugiam.
Deixemos para trás as precipitações e sejamos sóbrios, sempre vigiando e confiando que o Senhor é o nosso pastor e nada nos faltará.

Fonte : Texto redigido por Edilberto Pereira - Bacharel em Teologia - baseado na Palavra de Deus

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

VIVER EM DEUS

Salomão, o grande sábio, filho de Davi, foi inspirado por Deus para dizer para nós em Eclesiastes 9:8 a seguinte frase: "Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a sua cabeça".
Deus quer que os seus servos e suas servas andem em santidade todos os dias, e também o apóstolo Pedro disse para que sejamos santos em toda nossa maneira de viver.
Ser santo não significa perfeição, mas sim uma separação do mundo, de tudo aquilo que não agrada ao Pai, para servirmos a Deus.
Vestes brancas fala-nos de santificação na presença de Deus.  Certamente que quando o servo e a serva de Deus passa a ter uma vida santificada, mais e mais estará agradando a Deus, e certamente as bençãos de Deus sempre estarão sendo manifestas na vida do homem e da mulher que serve a Deus.
A santificação é um ato progressivo, cada dia precisamos ser melhor, deixando aquilo que não agrada o Todo Poderoso, e procurando fazer somente aquilo que o agrada.
O óleo fala-nos a respeito do Espirito Santo, que recebemos no momento em que aceitamos a Cristo como nosso Salvador.  Esse mesmo Espírito que nos convence do pecado, da justiça e do juízo, Ele intercede por nós com gemidos inexprimíveis, nos dá a certeza que somos filhos de Deus.
Estando cheios do Espírito Santo, certamente conseguiremos viver uma vida santificada, pois quem nos capacita é Deus que derramou o seu Espírito em nossos corações.
Quando deixamos Deus operar em nossa vida, vestes limpas e óleo sobre nossa cabeça é uma realidade, que todo homem e mulher que passa pelo novo nascimento passa a viver diariamente.
Que todas as pessoas possam abrir os corações e deixar que Deus por intermédio do seu Filho Jesus, opere grandemente em suas vidas, e fazendo isso todas as pessoas poderão receber de Deus, a benção da salvação e de se tornarem novas criaturas.

Fonte:  Texto redigido por Edilberto Pereira - Bacharel em Teologia - Baseado na Palavra de Deus

ESTAR EM CRISTO

Estamos em Cristo, esse é o motivo de nos tornar novas criaturas, pois somente Jesus pode transformar todo nosso ser.
Quando estamos em Cristo, mesmo em meio a lutas e dificuldades, temos paz e alegria porque a paz que Cristo nos dá independe das circunstâncias que estamos vivendo.
Sentimos a presença de Deus, a alegria do Espírito Santo, e alcançamos vitórias porque estamos em Cristo, e Ele em nós.
O desejo de buscar mais a face do Senhor, meditar mais em sua palavra, e fazer a sua vontade, vem da operação do Espírito de Deus em nossa vida, que nos faz com que desejemos mais e mais estar diante do Senhor, recebendo dele as instruções através da sua palavra, que é o nosso alimento espiritual.
Todo homem e toda mulher que está em Cristo, consegue cantar ainda que esteja com muitos problemas, assim como Paulo e Silas louvaram a Deus na prisão.
Estar em Cristo é o único meio pelo qual podemos agradar a Deus, pois somente o sacrifício que Jesus fez pela humanidade nos aproxima de Deus.
Paulo disse que quem está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo (2ª Cor 5:17).
Quem está em Cristo morre para o mundo e vive para Deus, vive para agradar ao Eterno, O adorando porque somente Ele é digno de toda adoração.
Quem está em Cristo sente em seu interior o gozo do Espírito Santo, consegue ter a experiência de ser renovado(a) todos os dias.
O homem e a mulher que quer ter a vida transformada, quando abre o coração para Deus, se arrependendo dos seus pecados e aceitando a Jesus Cristo como Salvador, tem o privilégio de sentir a mudança que Deus realiza no interior do ser humano, e passa a viver uma vida repleta de vitórias porque a vitória de todo cristão é o sacrifício perfeito realizado por Jesus em noso favor.  Jesus venceu e todos(as) que o aceitarem e permanecerem nele herdarão a vida eterna.

Fonte:  Texto redigido por Edilberto Pereira - Bacharel em Teologia - Baseado na Palavra de Deus

domingo, 8 de setembro de 2019

CONVITE DE DEUS PARA SEU POVO

Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com os ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti´, que trabalhe para aquele que nele espera.
Desde a antiguidade nenhum povo teve o privilégio de conhecer um Deus como o Deus de Israel, um Deus que trabalha em favor dos que nele espera.
As nações circunvizinhas de Israel não conheciam o Deus verdadeiro, mas o povo de Deus sempre contou com a presença e proteção do Deus vivo, e quando eram rebeldes, quando se arrependiam, invocavam a Deus e Ele lhes ouvia e dava vitória ao seu povo.
Esperar no hebraico significa, amarrar, entrelaçado e ter expectativa certeira de que algo vai acontecer.  Em Isaías 40:31 diz que os que os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, e subirão com asas como águia; correrão e não cansarão; caminharão e não se fatigarão.
O segredo é esperar no Senhor, confiar Nele sempre, com a certeza que a vitória será alcançada, porque Deus trabalha em favor do seu povo.
Dos muitos exemplos bíblicos, podemos citar o de Sadraque, Mesaque e Abdnego, que se recusaram de se dobrar diante de uma estátua e foram jogados em uma fornalha ardente, mas eles confiaram que Deus de alguma forma os livraria, e Deus honrou a fé dos seus servos e os livrou da fornalha sem nenhum dano, e Deus permitiu que o rei visse um quarto homem na fornalha, o qual não é outro senão o próprio Deus livrando os seus servos (Daniel 3:23-26), e também Daniel na cova dos leões, o qual rejeitou fazer petição ao rei, em qual edito assinado pelo rei estava proibido por um espaço d 30 dias que se fizesse, e sua fé foi honrada e ele saiu ileso da cova dos leões.  Dois grandes exemplos na Antigo Testamento que Deus provou trabalhar em favor do seu povo.
Também vemos dois grandes exemplos no Novo Testamento, o primeiro quando o Apóstolo Pedro foi libertado da prisão, fato registrado em Atos dos Apóstolos cap. 12:1-11, quando um anjo lhe abriu a porta para que ele saísse, e assim ele foi liberto daquela prisão porque Deus trabalha para aqueles que nele espera, pelos que confiam Nele e lhes dá livramento e também o Paulo e Silas que estavam na prisão, e perto da meia noite estavam orando e cantando hinos a Deus, houve um terremoto e foram abertas as portas da cadeia e eles foram libertos daquela prisão (Atos 16: 23-40)
Somente alguns acontecimentos estão postados aqui, nessa página, mas são incontáveis as bençãos que Deus concedeu ao seu povo desde os primórdios.
Esperar em Deus, confiar Nele certamente trará para todas as pessoas que O servem, a certeza de vitória e muitas bençãos para nossa vida.

Fonte:  Texto redigido por Edilberto Pereira - Bacharel em Teologia - Baseado na Palavra de Deus

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

NASCER DE NOVO, A BENÇÃO DE DEUS NA NOSSA VIDA

Hoje também é dia de comemorar por mais um nascimento concedido a mim, pelo Eterno Deus.
Há exatamente 35 anos, alcancei de Deus a graça de ser encontrado por Ele, pela pregação do evangelho, as boas novas trazida aos homens através de Jesus, o Filho de Deus.
Dia dois de Setembro de 1984, foi o dia mais importante da minha vida, foi o dia que o Pai celeste me reconciliou com Ele na pessoa bendita de Jesus.
Foi o dia em que tive a experiência que Jesus disse a Nicodemos, a experiência do novo nascimento.
Essa experiência precisa ser vivida por todas as pessoas, pois somente quando nascemos de novo, ou seja, nos tornamos nova criatura em Cristo Jesus, temos comunhão com Deus, somos por Ele salvos, perdoados pelo seu grande amor.
Jesus, o salvador do mundo me encontrou, e ainda hoje tem cuidado de mim com muito amor e misericórdia, pois tem me segurado e me ajudado a estar na sua presença.
Desde que o Espírito Santo veio habitar em meu coração, posso dizer que até aqui me ajudou o Senhor, e mesmo eu sendo falho e muitas vezes tê-lo desagradado, Ele tem olhado para mim com seu olhar de misericórdia.
O novo nascimento é um fato real na vida de todos que se arrependem e aceitam a Jesus como Salvador e Senhor, e essa experiência tão maravilhosa e única na vida de cada ser humano que tem passado por essa experiência é o maior presente que recebemos da parte de Deus, é a prova concreta do seu grande amor por nós, demonstrado com a morte e ressurreição do Filho de Deus.
Embora reconheço que não sou merecedor, a sua mão está estendida sobre a minha vida, e por isso quero agradecer ao Eterno e glorioso Deus, por essa tão rica e grandiosa benção que somente Ele pode nos conceder.
Hoje, dois de Setembro de 2019, finalizando a segunda década do século 21, estou louvando ao Rei dos Reis, Senhor dos Senhores porque Ele é bom e a sua misericórdia dura para sempre, e Ele ainda está transformando vidas por todo o mundo, pessoas de toas as raças, tribos e nações têm sido alcançadas por essa tão maravilhosa graça.
Glória, honra e louvor ao Grande, Eterno e Maravilhoso Deus, o Senhor dos  Exércitos, o Deus que nos ama e que está conosco todos os dias até a consumação dos séculos.

Fonte:  Texto redigido por Edilberto Pereira - Bacharel em Teologia

domingo, 1 de setembro de 2019

AGRADECIMENTO A DEUS PELA DÁDIVA DA VIDA

A vida é uma dádiva de Deus para o ser humano, por isso devemos agradecer a Ele todos os dias, pois Ele tem cuidado de nós.
Todos os dias Ele está conosco, nos abençoando e nos dando a certeza de estar conosco.
Agradecer a Deus pela vida, reconhecendo esse maravilhoso benefício, e na certeza que quando tudo aqui se findar, estaremos para sempre com Ele no céu.
A vida é bela, alguns vivem menos outros mais, mas o que importa que quando reconhecemos que é uma dádiva divina precisamos agradecer a Ele, pois Ele que nos beneficiou com essa tão preciosa benção.
Seja pobre, seja rico, seja branco, negro, pardo, amarelo, pessoas de todas as raças e nações, ao Deus Eterno rendemos glória, pois Ele ama a todos sem distinção.
Sejamos gratos a Deus, pelo dia que nascemos, pelo dia que vivemos, e pelos dias que serão permitidos por Deus para que vivamos, diariamente, sejamos gratos ao Deus Eterno.
Primeiro de Setembro de 1966, ano do meu nascimento, Deus cuidou de mim, primeiro de Setembro de 2019, cinquenta e três anos se passaram, e Ele continua cuidando de mim.
Sou grato ao Eterno, o nosso Criador por essa tão grande benção, e mais que a benção da vida, Ele me chamou para o servir e estar na sua presença, e continua sendo fiel na minha vida e certamente continuará cuidando de mim.
Com certeza todos os moradores da terra precisam reconhecer e agradecer a Deus, pois Ele cuida da sua obra criada.
Quando Deus formou o homem do pó da terra, soprou nas suas narinas o espirito da vida, e quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador passamos a ter a preciosa presença do Espírito Santo em nosso ser.  Nascemos naturalmente e espiritualmente.
Deus é fiel e nos ajuda dia a dia.  A Ele toda glória, honra e louvor, pois por toda a nossa vida, sua bondade e misericórdia está estendida sobre nós, e se fizermos o seu querer, sendo fieis e perseverantes, um dia estaremos para sempre na sua presença e o veremos como Ele é.
Agradeço-te ó Pai, em o nome de Jesus, por mais esse dia natalício que me tem concedido, glória, honra e louvor rendo ao seu santo e maravilhoso nome.

Fonte:  Texto redigido por Edilberto Pereira - Bacharel em Teologia

sábado, 31 de agosto de 2019

JESUS, O NOSSO RECONCILIADOR

Deus nos reconciliou com Ele por meio de Jesus, o Cristo.  Jesus fez o sacrifício vicário por toda a humanidade, porém somente as pessoas que creem nesse sacrifício recebem Dele, a salvação.
A salvação em Jesus, por meio da sua morte em uma cruz, foi a maior prova do amor de Deus por nós, pois Ele deu o seu filho para morrer por nós.
Adão e Eva desobedeceram o Criador no Paraíso, mas Jesus O obedeceu até o fim, nos dando a possibilidade de nos reconciliar com o Eterno,  
O mais sublime desse acontecimento é que Jesus morreu pela humanidade mesmo sabendo que muitos iriam o rejeitar, mesmo a humanidade estando caída em delitos contra o Criador, assim mesmo Ele se deu por nós, morrendo em uma cruz, porém, Ele não ficou na sepultura que foi colocado o seu corpo, pois ao terceiro dia Ele ressuscitou.
Hoje, todos nós temos a oportunidade de vivermos uma nova vida, através de Jesus, que é o nosso Salvador, o único caminho que nos leva ao Pai.
Ele salva o mais vil pecador, e também salva o homem mais honrado da face da terra, pois diante de Deus todos pecaram, o ser humano mais vil e o mais honrado, ambos precisam passar pela experiência do novo nascimento.
Em Cristo nos tornamos novas criaturas, pois o Espírito Santo passa a habitar na vida daqueles(as) que aceitam a Ele como Salvador.
Por mais que o homem e a mulher possam se achar justos, isso não é uma realidade, pois todo homem e toda mulher só são justificados por Deus, quando se arrependem dos pecados e aceitam a Jesus, como Senhor e Salvador, fazendo isso o homem e a mulher se tornam justos diante de Deus.
Em Jesus nos tornamos mais que vencedores, em Jesus temos paz com Deus, em Jesus somos transformados e restaurados para a glória do Pai Eterno.
Que todo ser humano saiba agradecer a Deus por esse tão grande benefício, e O honre, crendo e aceitando o presente que Deus nos deu, que é a salvação em Jesus Cristo.

Fonte:  Texto redigido por Edilberto Pereira - Bacharel em Teologia - baseado na Palavra de Deus

DEUS É BOM EM TODO TEMPO

Quando não vemos mais saída para nossos problemas, quando parece que as pessoas ao nosso redor não nos entende, é a hora de voltarmos para Deus que é o único que tem poder para mudar todas as coisas em nossa vida.
Porém, devemos nos lembrar do Criador, o Eterno em todos os momentos, sejam momentos bons ou ruins.
Lembrando-nos de Deus, buscando a sua face, fazendo o seu querer, certamente seremos renovados em força, e teremos a cada dia a esperança renovada.
Deus é fiel e prometeu estar conosco todos os dias, e quando damos ouvido a essa tão maravilhosa promessa, não há problema que possa nos barrar, porque a nossa frente está o Senhor dos Exércitos, o Deus forte e poderoso.
As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos e são novas a cada manhã.  Cada dia temos a rica experiência de sentir a presença de Deus bem pertinho de nós, mostrando o quanto nos ama.
Deus é o nosso escudo, Ele é a nossa vitória, só Nele somos vitoriosos diante das lutas, e com Ele, mesmo estando em dificuldades temos paz e conforto, pois Ele cuida de nós.
Na nossa caminhada encontramos pedras e espinhos, e muitas das vezes nos machucamos, mas em Deus encontramos o bálsamo para as nossas feridas.
Servir a Deus é gratificante, pois sabemos que Ele nos ama e opera maravilhas na vida dos seus servos e servas.
O povo que busca a Deus com sinceridade, em espírito e em verdade, sempre tem o que testemunhar sobre a bondade do Eterno, pois Ele cuida dos seus nos mínimos detalhes.
Bom e maravilhoso é servir ao Senhor, andar na sua presença, O adorando na beleza da sua santidade porque Ele é fiel em todas as suas promessas.
O eterno é bom em todo tempo e com Ele somos beneficiados aqui na terra e por fim habitaremos com Ele para sempre no céu.

Fonte:  Texto redigido por Edilberto Pereira - Bacharel em Teologia - baseado na Palavra de Deus

quarta-feira, 31 de julho de 2019

JESUS BREVE VEM

Muito em breve Jesus virá buscar o seu povo.
A palavra de Deus nos afirma que Ele subiu aos céu mas virá novamente para buscar os seus escolhidos para estar com Ele para sempre.
Breve a trombeta soará e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro, e os que estiverem vivos serão transformados, para se encontrarem com Cristo nas nuvens.
Somente serão arrebatados as pessoas que perseveraram em seguir o Salvador, os que creram e os que creem que através do sacrifício que Jesus fez pela humanidade, morrendo em uma cruz pelos nossos pecados, irão participar desse maravilhoso dia.
Jesus morreu por toda a humanidade, porém, somente os que creram e creem poderão usufruir dessa maravilhosa benção.
Ele convida a todos para participar dessa benção, Ele  não faz acepção de pessoas, não lançará fora os que se chegam a Ele.
Deus é bom e a sua misericórdia é para sempre.  Ele amou a humanidade de tal maneira que deu seu filho para morrer por nós.
Somente os que reconhecem esse amor, os que dão valor ao sacrifício que Ele fez, serão bem-aventurados e contemplarão o Senhor face a face.
A vinda do Senhor não é um sonho, é uma realidade, e o prazer dEle é que todos nós desfrutemos dessa benção, porém, somente os que creram e os que creem poderão usufruir dessa tão grande benção.
Estejamos preparados para esse grande dia, sejamos fiéis a Deus e que sempre estejamos com a nossa vestimenta espiritual limpa, e que não falte o óleo sobre a nossa cabeça.
A realidade é uma só:  JESUS BREVE VIRÁ.
Sejamos praticantes da sua Palavra, não somente ouvintes, para que sejamos dignos de participar desse maravilhoso evento.  E que possamos dizer: Ora vem Senhor Jesus.

Fonte:  Texto redigido por Edilberto Pereira - Bacharel em Teologia - Baseado na Palavra de Deus

DEUS É O SENHOR

Ao Deus Criador, Santo, Poderoso, que era e que é, o Eterno rendemos o nosso louvor, pois só Ele é digno de toda nossa adoração.
Só Nele e somente por Ele todas as coisas estão firmadas.  Ao Eterno Deus que nos fez sua imagem e semelhança devemos depositar toda a nossa confiança.
Ele é o que nos guarda, só a Ele devemos ter como o nosso guia, pois Ele sabe todas as coisas e o seu querer é o melhor para nós.
Se de todo o nosso coração o buscarmos, certamente Ele inclinará para nós os seus ouvidos e responderá as nossas orações.
Perto Ele está de quem tem o coração contrito, de todos os que o invocam em verdade, de quem reconhece nele a real segurança.
Ele é real e a sua presença na vida de todos que a Ele buscam é real.
As misericórdias do Senhor dura para sempre, e o seu amor por nós não tem limite.
A vontade dEle é que sejamos prósperos, que estejamos na sua presença continuadamente, para por Ele sermos protegidos.
Enquanto estivermos peregrinando nessa terra, tenhamos em mente que a Ele devemos temer, a Ele devemos honrar, a Ele devemos ser gratos eternamente.
Não sabemos qual será o tempo de nossa peregrinação, mas enquanto vivermos precisamos obedecê-lo para termos direito à vida eterna.
O prazer de Deus é de nos abençoar, cuidar de nós como o Pai amoroso que Ele é.  Ele é fiel e toda a sua obra é verdade.
A vontade de Deus é que todos os homens sejam salvos, porém, só seremos salvos se colocarmos a nossa confiança nEle, O obedecendo piamente.
Ele é fiel, e ainda que não sejamos fiéis, Ele continua fiel, pois Ele é Santo eternamente.
Os anjos o adoram, e nós devemos adorá-lo na beleza da sua santidade.
Sejamos gratos a Ele e sejamos perseverantes em obedecê-lo, pois breve vêm o dia que todos nós estaremos diante dEle, e se formos fiéis estaremos para sempre com Ele.

Fonte:  Texto redigido por Edilberto Pereira - Bacharel em Teologia - baseado na Palavra de Deus

domingo, 30 de junho de 2019

A PRESENÇA DO SENHOR

Em tudo na nossa vida precisamos nos deixar sermos guiados pelo Espírito Santo de Deus, para que façamos somente a vontade de Deus.
Andar na presença de Deus nos enche de alegria, pois somente Ele pode encher a nossa alma de paz e alegria, e a nossa vitória vem somente Dele.
O homem e a mulher que busca fazer a vontade do Pai, mesmo em meio as dificuldades da vida, sempre será vitorioso, porque de Deus vem o socorro.
A presença de Deus nos torna fortes porque Ele é a nossa fortaleza, o nosso escudo, a nossa torre forte, o abrigo em meio a tempestade.
Todo as pessoas que em Deus se refugiam jamais serão desamparados, e sempre triunfarão, pois quem está na frente é o Senhor dos Exércitos, o Deus poderoso na batalha.
Não há barreiras para aquele(a) que anda diante do altíssimo, porque o Altíssimo abre os caminhos e nos ajuda a passar em segurança e obter a vitória.
Jesus veio ao mundo na forma de homem, sendo Deus humilhou-se a sí mesmo, nos dando exemplo de fidelidade, de uma vida plena em Deus.
Sendo Deus, se fez homem, habitou entre nós e nos reconciliou com o Pai, por amor no resgatou da maldição do pecado nos dando uma nova oportunidade de termos comunhão com o Deus Eterno.
Como diz o salmista Davi:  "Bendize ó minha alma ao Senhor e não se esqueça de nenhum dos seus benefícios".
Em agradecimento ao Senhor por todos os seus benefícios, devemos obedecê-lo voluntariamente e por amor, pois Ele tem cuidado de nós.
Ele está conosco todos os dias nos fortalecendo, nos guardando e nos dando vitória nessa jornada, que as vezes por alguns momentos parece que não teremos vitória, mas pela fé no nome de Jesus, vivemos de vitória em vitória.
Guiados pelo Espírito de Deus as lutas jamais nos farão desistir de seguir o nosso Deus, pois é Ele que sustenta e ajuda todas as pessoas que a Ele se achegam.
"Torre forte é o nosso Deus".  A nossa rocha inabalável.  Com Ele somos mais que vencedores porque na cruz Ele deu o brado de vitória, consumando a nossa salvação.
Lembremos sempre que na presença de Deus até a tristeza salta de alegria, e todo ser humano que a Ele aceita e anda diante Dele não tem lugar a tristeza, pois a alegria do Senhor é a nossa força.

Fonte:  Texto redigido por Edilberto Pereira -  Bacharel em Teologia  -  baseado na Palavra de Deus

sábado, 29 de junho de 2019

JESUS: A NOSSA ESPERANÇA

Ouvimos muitas pessoas dizerem que a esperança é a última que morre, essa expressão é muitas das vezes é usada até por algumas pessoas que já tiveram um encontro real com Jesus, porém, não buscam conhecer a sua Palavra.
Verdadeiramente a esperança do cristão nunca morrerá, pois a nossa esperança é Cristo, e Ele está vivo eternamente, pois Ele é o Deus Eterno.
Por mais que sejam as aflições, as necessidades, o homem e a mulher que busca a Deus, sempre terá uma saída, uma solução para os problemas, porque Ele é a porta de escape para todos que nele confia.
A real esperança daqueles(as) que já tiveram um encontro pessoal com Jesus, recebendo-o como seu salvador é um dia estar para sempre com Ele.  Enquanto esse dia não chega, os verdadeiros servos e servas de Deus, caminham louvando e bendizendo a Deus, pois sabem que aqui são peregrinos, e em meio aos problemas e dificuldades sempre terão a ajuda do Espírito Santo para os consolar e os fortalecer a cada dia para vencerem os dias maus, pois em Cristo Jesus, homens e mulheres que servem a Deus, são mais que vencedores, pois um dia em uma cruz, Jesus deu o brado:  ESTÁ CONSUMADO.  Ele morreu pelos nossos pecados, mas ressuscitou ao terceiro dia e vive eternamente, e por Ele a vitória de todos(as) que Nele se refugia é certa.
Ele é o Deus do impossível, o Deus que não perde batalha, assim, não há como perdermos a nossa esperança, pois Ele é fiel.
"A nossa esperança é a sua vinda", e sua vinda é certa.  Um dia a trombeta soará, e todos os que morreram em Cristo serão ressuscitados e os que estiverem vivos serão transformados para se encontrarem com Cristo nas nuvens.
É essa esperança que faz com milhões de pessoas perseverem em servir a Deus, pois nessa caminhada Deus sempre estará com o seu povo, abençoando, fortalecendo, animando até chegar o grande dia da sua vinda.
Jamais diga em seu coração ou com os próprios lábios que perdeu a esperança, pois a esperança do homem e da mulher de Deus não está nas coisas dessa terra, mas sim no autor e consumador da fé, JESUS CRISTO, O FILHO DO DEUS ETERNO, que vive e reina eternamente.  Amém.

Fonte:  Texto redigido por Edilberto Pereira - Bacharel em Teologia - baseado na Palavra de Deus

DEUS CONOSCO, O NOSSO SALVADOR

Deus veio ao mundo em forma de homem através de seu Filho Jesus Cristo.
O mesmo Deus que falou com Moisés no monte desceu à terra e se fez homem e habitou entre nós nos ensinando o caminho que devemos andar.
Jesus fez muitos milagres no meio do povo, pregou e ensinou a Palavra de Deus, mostrando qual é a perfeita e agradável vontade de Deus.
Sem mancha, sem corrupção, sem pecado, Ele foi o único que podia fazer um sacrifício perfeito ao Pai por toda a humanidade.  Feito o sacrifício pelos nossos pecados, e agora por meio do sacrifício realizado por Ele, tempos paz com Deus e livre acesso a presença do Pai celeste, o Todo Poderoso.
Diz a Palavra de Deus, que Ele "veio para os seus, mas os seus não o receberam, mas todos quantos o receberam deu-lhes o poder de ser feitos filhos de Deus".
A porta se abriu para toda a humanidade, e agora todos nós temos livre acesso ao Pai por meio de Jesus Cristo, seu Filho amado.
Outrora não tínhamos esse privilégio, mas agora, nos arrependendo dos nossos pecados, aceitando  a Cristo como nosso Salvador, o privilégio que pertencia momentaneamente somente aos judeus tornou-se também o privilégio de todas as pessoas que se chegam a Deus por meio de Jesus.
Só em Deus temos paz e segurança, somente Nele devemos confiar, e só a Ele prestar o nosso culto de louvor e adoração, pois somente Ele é digno de toda honra, glória e louvor.
A humanidade outrora perdida, hoje, pode, se entrar pela porta verdadeira que é Jesus Cristo, entrar no santuário do Altíssimo pelo sangue vertido na cruz por todos nós.
Todo ser humano que aceita a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, recebe de Deus a benção da salvação, da reconciliação, e o Espírito Santo vem habitar no coração de todos(as) que entram por esse caminho, e esse mesmo Espírito Santo testifica no coração do que crê, que ele ou ela é filho(a) de Deus.
Incontáveis são os benefícios dessa rica decisão, cujo benefício maior é a salvação da alma, que um dia, se permanecer na presença de Deus, o verá como Ele é, e estará para sempre com Ele.
Glória a Deus por essa maravilhosa benção, benção essa que pode ser alcançada por todos(as) que vierem a Jesus, para obter perdão e salvação, e certamente se transformarão em uma nova criatura.

Fonte:  Texto redigido por Edilberto Pereira  -  Bacharel em Teologia - baseado na Palavra de Deus

quinta-feira, 30 de maio de 2019

MUDANÇA DE VIDA EM JESUS

Quando por motivos de fraquezas, incredulidades ou até mesmo por rebeldias, o ser humano se afasta do seu Criador, a tendência é se viver uma vida de derrotas e fracassos.  Precisamos ter em mente que o viver de aparências é hipocrisia, e isso não agrada ao Criador do Céu e da Terra.
A aparente felicidade que as vezes o dinheiro, a fama e o ser reconhecido pelos homens traz para aquele(a) que se afasta da presença de Deus não dura para sempre.  Acabando o dinheiro, a fama, certamente há de desaparecer também os falsos amigos que, enquanto a vida boa de quem tem dinheiro para gastar proporcionava as vezes alegrias passageiras.
Deus é o único que não nos trata segundo o que aparentamos ser, pois Ele conhece o que está no mais íntimo do coração do ser humano.  Ele sabe muito bem quem é sincero(a) e quem não é.
Por Deus ser onisciente, aos olhos dele nada escapa.  Ele tudo vê.
O ser humano por sí só, não consegue agradar a Deus, ainda que muitas das vezes praticam obras de caridades, parecendo se preocupar com o próximo, mas na realidade, até mesmo sem perceberem,estão agindo como verdadeiros hipócritas.
Com todas essas imperfeições, ainda existe uma saída para o homem e para a mulher.  Jesus Cristo é a saída para todo ser humano, até mesmo aqueles(as) que são marginalizados pela sociedade.  
Em Jesus, o homem e a mulher, se quiserem, se se arrependerem dos seus pecados, e aceitarem a Jesus Cristo como Salvador, esse quadro certamente mudará. 
A humanidade passará da morte(espiritual) para a vida, pois Jesus é a vida, e quem crê nEle tem vida abundante.
A resposta para todos os males da humanidade está em entregarem a vida para Jesus, O aceitando como Salvador e Senhor,  homem e a  mulher cheios de malícias e enganos, tornar-se-ão novas criaturas em Cristo Jesus.
Há solução para os problemas da humanidade, e todas as pessoas que voluntariamente servem ao Deus Eterno serão recompensados não só nessa terra, como também serão recompensados no porvir.
Despertemos enquanto é dia, pois a noite vem, e ninguém poderá fazer mais nada.  Enquanto é dia, esforcemo-nos para agradar ao Pai Eterno para receber dEle não só as bençãos que precisamos aqui como também a vida eterna, aonde estaremos para todo o sempre com Ele.

Fonte:  Edilberto Pereira - Bacharel em Teologia - baseado na Palavra de Deus

sábado, 18 de maio de 2019

O CRISTIANISMO ANTIGO


1 O CRISTIANISMO ANTIGO:
1.1 A ORIGEM, PERSEGUIÇÕES E ENSINAMENTOS (PRIMEIRAS REFERÊNCIAS AOS EVANGELHOS E O SURGIMENTO DAS HERESIAS

PROBLEMATIZAÇÃO
Desde os primeiros séculos, houve algumas divergências entre alguns grupos do cristianismo causando divisão nas igrejas surgindo vários grupos, e cada grupo dava uma interpretação para os ensinamentos da religião, assim para resolver esse problema foi criado em 434 o cânon vicentino.

JUSTIFICATIVA.

Demonstrar a relevância  do cristianismo sendo uma religião fundamentada em um homem, que com suas ideias mudou o rumo da história tendo uma grande influência no mundo contemporâneo.
Sabendo que, é uma religião que milhões de pessoas afirmam terem suas vidas transformadas quando passaram a acreditar nos ensinos expostos na principal literatura cristã que é a Bíblia Sagrada, principalmente o Novo testamento que traz todo o ensinamento a respeito de Jesus e suas obras.

OBJETIVO GERAL

Apresentar que apesar da perseguição á religião, os ensinamentos do cristianismo antigo, é muito eficaz nos primeiros séculos.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Esse trabalho não tem o foco de desmerecer outras religiões, somente mostrar aos leitores que o cristianismo que outrora foi considerado lenda pelo Império Romano, resistiu todas as perseguições contra ela levantada na antiguidade, foi e ainda continua tendo uma grande influência no modo de viver das pessoas. Esse trabalho está limitado somente ao mundo antigo devido a influência que o cristianismo teve na antiguidade, mas ainda hoje é grandemente influente.
Não há como negar a realidade histórica a respeito do homem chamado Jesus, e como no mundo antigo as pessoas que Nele acreditaram, defenderam as suas crenças baseadas nos ensinos de Jesus e enfrentaram a fúria dos opositores.

ORÍGEM DO CRISTIANISMO
O cristianismo, religião fundamentada na pessoa de Jesus, nascido em Belém por volta do século IV a.C, atualmente é a religião com o maior número de seguidores em todo o mundo, e os seguidores da religião são chamados cristãos.  Segundo a Bíblia Sagrada, assim está escrito em Atos dos Apóstolos 11:26 :“E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente.  Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.” (Almeida, 2009, pág. 1445)
Embora haja discordâncias de pensamentos por parte de todos os ramos do cristianismo, todos acreditam que Jesus é o Messias prometido, o Filho de Deus, o Salvador do mundo.
No entanto a verdade é que, pouco se sabe historicamente sobre Jesus, porém é certo que foi um personagem histórico, real e que mudou o rumo da história da humanidade.
Os maiores relatos sobre Ele está contido na Bíblia, o livro sagrado do cristianismo. Sabe-se que Ele nasceu de uma virgem chamada Maria, casada com José, seu pai adotivo.  Maria deu a luz ao menino milagrosamente como afirmam os escritos bíblicos, pouco é relatado sobre a sua infância, o último relato bíblico da sua infância foi a respeito de uma festa em Jerusalém quando Ele estava com 12 anos.
A Bíblia relata que com quase 30 anos, Jesus passou a ensinar sobre o reino de Deus, período esse que efetuou muitos milagres, curas e maravilhas. No início escolheu 12 homens que foram seus discípulos, que o acompanharam durante 3 anos e meio.
No entanto Jesus foi perseguido pelos religiosos da época, e que tentavam desacreditá-lo diante do povo que muito o estimava. Ele foi traído por um dos seus discípulos por nome Judas Iscariotes, e injustamente, mediante falsas acusações foi entregue as autoridades da época, onde foi morto em uma cruz.
Porém, como Ele mesmo avisava seus discípulos que iria ressuscitar ao terceiro dia e que tudo o que aconteceu já estava predito pelos profetas do Velho Testamento, Ele ressuscitou segundo as escrituras e isso é a crença de todo cristianismo.
Afirma as escrituras que após a sua ressurreição, andou entre os seus seguidores por 40 dias, e logo após subiu ao céu na presença de seus seguidores. Ele deixou aos seus discípulos a ordem de levar a mensagem de salvação a toda a humanidade, ordem essa que foi cumprida pelos discípulos que passaram a ser chamados de apóstolos.
Antes de subir ao céu, Jesus disse aos seus seguidores para que ficassem em Jerusalém, porque eles seriam revestidos de poder, e essa promessa se cumpriu no dia de Pentecostes ou festa das colheitas, uma festa realizada pelos judeus anualmente para agradecer a Deus pela colheita realizada.
No dia de Pentecostes estavam em um cenáculo, quase 120 pessoas, as quais receberam a promessa da vinda do Espírito Santo, dentre as quais os discípulos, a mãe de Jesus e seus irmãos.
Nesse dia um dos seus discípulos por nome Pedro se levantou e falou ao povo sobre o que estava acontecendo.  Haviam pessoas de várias nações na festa de Pentecostes, e todas as pessoas ouviam na sua própria língua o que estava sendo falado pelas pessoas que estavam no cenáculo
Os ouvintes pensavam que essas pessoas estavam embriagadas, porém Pedro explicou ao povo que o que estava acontecendo já tinha sido predito pelo profeta Joel no Velho Testamento e que naquele dia estava se cumprindo.
Nesse dia 3.000 pessoas se converteram ao cristianismo com a pregação de Pedro.  No Atos dos Apóstolos, um dos livros Inseridos na Bíblia, há o relato de como foi o início da igreja, o registro dos milagres, das curas, das perseguições que os apóstolos sofriam por anunciar a mensagem do evangelho (boas novas).
No princípio da igreja cristã Pedro e Paulo foram os mais que mais influenciaram nas suas mensagens. Pedro foi discípulo de Jesus, andou com seu Mestre durante o ministério de Jesus, porém Paulo só veio a se converter anos mais tarde.  Paulo por ser um fariseu, uma das seitas do judaísmo, perseguiu a igreja, consentindo na morte de Estevão, um dos seguidores de Jesus, que foi o primeiro mártir, ou seja, morreu por defender os ideais do cristianismo.  Porém Paulo no caminho de Damasco quando ia prender os cristãos teve um encontro com Jesus, e a partir daí passou a ser um fiel seguidor e passou a ser um dos principais anunciadores da mensagem de Jesus.
Conta-nos a tradição da igreja que todos os discípulos foram martirizados, exceto João, que morreu de morte natural, porém a igreja continuou crescendo, e mesmo mediante as perseguições que vieram sobre os cristãos, o cristianismo nunca foi contido.
PERSEGUIÇÕES CONTRA O CRISTIANISMO

A perseguição de Nero (64)
Nero para se livrar de suspeitas de ter ordenado o incêndio de Roma, culpou e castigou cruelmente os cristãos, que eram vistos como detestáveis abomináveis, eram considerados o opróbrio do gênero humano.
De início todos foram presos todos os que confessavam ser cristãos.  Por serem acusados de serem o opróbrio do gênero humano uma multidão foi condenada à morte, uma vez condenados à morte se tornaram objetos de diversão. Alguns, costurados em peles de animais, expiravam despedaçados por cachorros.  Outros morriam crucificados.  Outros ainda eram transformados em tochas vivas para iluminar a noite.
Durante o reinado de Nero os apóstolos Pedro e Paulo foram martirizados.

A política de Trajano contra os cristãos
Para Trajano os cristãos não deveriam ser perseguidos, porém, se houvesse denúncias procedentes contra eles, era autorizado que se aplicasse castigo, com a ressalva de que, se alguém negasse ser cristão, e adorassem os deuses, seriam perdoados.
Em 155, Policarpo o Bispo de Esmirna foi martirizado.  Foi queimado vivo, embora segundo testemunhas foi preciso um verdugo para matá-lo com a espada no meio do fogo.  Assim disse Policarpo diante da insistência do procônsul para que ele insultasse a Cristo, segundo o Livro Documentos da Igreja Cristã: “Jura e te soltarei.  Insulta a Cristo”. “Oitenta e seis anos há que sirvo a Cristo.  Cristo nunca me fez mal.  Como blasfemaria contra meu Rei e Salvador ? (Bettenson, 2001, pág. 41)
Várias perseguições contra os cristãos surgiram:
•          A perseguição em Lyon e Viena (177)
•          A perseguição no tempo de Décio (249-251)
•          A perseguição no reinado de Valeriano (253-260)
•          A perseguição diocleciana (303-305)
•          Alguns dos imperadores perseguidores de início eram favoráveis aos cristãos como Valeriano e Diocleciano que sua esposa e filha eram catecúmenas.
Como vemos nesse trabalho os cristãos foram duramente penalizados por sua crença em um único Deus no meio de um Império que adoravam vários deuses.  Cumpriu-se assim o que foi predito por Jesus, conforme a Bíblia Sagrada em João 16:2: “Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus.”(Almeida, 2009, pág. 1415)
E segundo o livro Documentos da Igreja Cristã, assim está escrito: “Desse modo sofreram os santos mártires tais tormentos que não podem ser expressos em nenhum discurso.” (Bettenson, 2001, pág. 44)
As perseguições, os martírios não abalou a fé de muitos cristãos até que no ano 311 aconteceu o Edito de Tolerância, pelo qual os cristãos obtiveram autorização para retornarem ao correto uso de sua religião.

O EDITO DE MILÃO (Março de 313)

Depois de tantas perseguições e proibições aos cristãos de prestarem seu culto ao Deus único, Constantino e Lecínio, Imperadores, encontraram-se em Milão para conferenciar a respeito do bem e da segurança pública do Império, decidiram que, entre tantas coisas benéficas à comunidade, o culto divino deveria ser a primeira e principal preocupação do Império. 
No entanto, pareceu justo aos Imperadores que todos, inclusive os cristãos gozassem da liberdade de seguir o culto e a religião de sua preferência.
Os cristão receberam autorização para abraçar sua religião sem estorvo ou empecilho e que ninguém os impedissem ou os molestassem e todos os que compraram os locais de cultos dos cristãos restituíssem os locais sem qualquer pretensão ou pagamento.
Percebemos que, a liberdade de culto garantida aos cristãos e a outras religiões da época, porém o foco desse trabalho é o cristianismo.
Pode-se dizer que aqui se iniciou uma nova era para os crentes em Jesus, homens e mulheres que mesmo outrora tendo sua liberdade tirada, continuaram perseverando na fé e certamente essa atitude desses Imperadores foi resposta de oração dos cristãos da época. O cristianismo resistiu a fúria de muitos Imperadores e pode-se dizer que como recompensa divina obtiveram sua liberdade de cultuar a Deus da maneira que eles criam.
AS PRIMEIRAS REFERÊNCIAS AOS EVANGELHOS
Papias, bispo de Hierápolis (c. 130) e Irineu, bispo de Lyon (final do 2° século), e o cânon de Muratori, que o original grego possivelmente seja do final do 2° século norteiam como chegaram até nós os evangelhos e as demais cartas neotestamentárias.
Papias não afirmou ter sido discípulo ocular e auricular dos santos apóstolos, mas declarou apenas ter recebido a norma da fé de familiares dos apóstolos. Ele não hesitou em comunicar tudo quanto outrora aprendeu diligentemente dos mais antigos e memorizou com cuidado, tendo plena certeza de sua fidelidade. Gostava de seguir homens que ensinavam a verdade, homens que recordavam os mandamentos que o Senhor confiou a fé cristã.
Todas as vezes que se encontrava com alguém que conversou com os antigos, perguntava diligentemente acerca dos ditos destes, do que André, Pedro, Filipe, Tomé, Tiago, João, Mateus ou qualquer outro discípulo do Senhor costumava narrar. Sempre pensou que tiraria menos proveito de livros e muitos mais da palavra viva dos sobreviventes.
Papias transmitiu-nos outras narrativas do citado Aristião relativas aos discursos do Senhor e às tradições derivadas de João, o ancião.  Prazeroso em indica-las aos estudiosos que as consultarão.  Papias anotou com respeito a Marcos, o evangelista.  Eis sua palavra: “O ancião João contava que Marcos se tornou o intérprete de Pedro e diligentemente, embora sem ordem, escreveu todas as coisas que, sobre ditos e fatos do Senhor, confiara à sua memória; pois, pessoalmente, nunca viu nem seguiu ao Senhor, mas, como acabo de dizer, viveu com Pedro.  Pedro pregava o Evangelho para benefício dos ouvintes e não para formular alguma história sistemática das palavras do Senhor. 
Portanto, Marcos não errou escrevendo as coisas conforme as tirava da memória.  Preocupava-o uma só coisa: nada omitir de tudo quanto tinha ouvido e não lhe acrescentar falsidade alguma”.  Isto é o que conta Papias sobre Marcos. Quanto a Mateus, informa o que segue; “Mateus, de início, escreveu os ‘logia’ ou oráculos do Senhor na língua hebraica e cada qual os interpretou da melhor forma possível”. Papias utilizou ainda testemunhos tirados da primeira carta de João e da primeira de Pedro.

OS EVANGELISTAS E SUAS FONTES

Irineu, bispo de Lyon (fim do segundo século)
Mateus publicou entre os hebreus um Evangelho escrito na própria língua deles, enquanto Pedro e Paulo anunciavam Cristo em Roma e lançavam os alicerces da Igreja.  Depois da morte destes, Marcos, discípulo e intérprete de Pedro, nos entregou escrito o essencial da pregação de Pedro.  Lucas discípulo de Paulo, registrou em um livro o Evangelho pregado por seu mestre.  João, o discípulo do Senhor, que se reclinou em seu seio, produziu, por último, seu próprio Evangelho, quando habitava em Éfeso, na Ásia.

HERESIAS

Entende-se por heresia toda doutrina oposta aos ensinamentos divinos e que tendem a promover facções.
Percebe-se a preocupação de se alertar aos cristãos a respeito desse assunto desde a Era Apostólica aonde o Apóstolo Pedro em sua segunda carta escreveu:
E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre sí mesmo repentina perdição.(João Ferreira de Almeida, 2001, pág. 1604)
Será exposto nesse trabalho somente três das várias heresias surgidas nos primeiros séculos.
Após a Era Apostólica alguns grupos se levantaram e foram considerados hereges como por exemplo os montanistas, por volta do ano 155, na Frígia, cujo o membro mais celebre foi Tertuliano, considerado um dos pais da igreja. 
Montano não tinha cargo eclesiástico e percorria os lugares acompanhado de duas mulheres, Priscila e Maximila, promovendo o que chamou de "Nova Profecia", conclamando pessoas para a volta de Cristo. Isso era feito através da voz do "Parácleto", uma manifestação profética que falava através das duas mulheres na primeira pessoa. Montano colocou a si mesmo como parácleto através de quem o Espírito Santo falava à Igreja, do mesmo modo que falara aos apóstolos. Ele tinha uma escatologia extravagante. Acreditava que o reino celestial de Cristo seria instaurado brevemente em Pepuza, na Frígia, e que ele teria um papel de proeminência nesse reino. Para que estivessem preparados para aquele acontecimento, ele e seus seguidores praticavam um rigoroso ascetismo. Não se permitia novo casamento se um dos cônjuges morresse.
A Igreja reagiu as essas extravagâncias condenando o movimento. O Concílio de Constantinopla, em 381, declarou que os montanistas deviam ser considerados pagãos.

2 - O GNOSTICISMO (do grego “gnosis”, sabedoria)

Filosofia como instrução reveladora das coisas de Deus, que leva ao entendimento do mistério da salvação. Nas Escrituras pode ser identificado o gnosticismo baseado na filosofia helenistíca e nos sábios judeus, em quem se originaram os "cultos de mistérios" dos místicos. Os gnósticos não priorizavam apenas o "conhecimento", mas a mortificação da carne, o que os dificultava crer que Deus veio em carne por meio de Jesus Cristo.
Foi uma das heresias mais perigosas dos dois primeiros séculos da Igreja. Não eram fáceis de definir, por serem demasiadas variadas suas doutrinas, que diferiam de lugar para lugar, nos diversos períodos. Surgiram na Ásia Menor, e eram como que um enxerto do Cristianismo no paganismo. Criam que do Deus supremo emanava um grande número de divindades inferiores, algumas benéficas e outras malignas. Criam que por meio dessas divindades o mundo foi criado com a mistura do bem e do mal. Interpretavam as Escrituras de forma alegórica, de modo que cada declaração das Escrituras significava aquilo que ao intérprete parecesse mais acertado. Eles diziam possuir capacidades e conhecimentos espirituais superiores que os cristãos não possuíam. Os gnósticos seguem líderes divulgadores de conhecimento espiritual que transcendem o entendimento normal, geralmente considerado secreto.

DOCETISMO

O docetismo tem grande ligação com o gnosticismo, para quem o mundo material era mau e corrompido. O nome vem do grego dokeo e significa “parecer”. Os docetistas defendiam que o corpo de Jesus Cristo era uma ilusão e sua crucificação teria sido apenas aparente.
Para os adeptos dessa heresia, a matéria é ruim e que o espírito não se envolveria com a matéria, que é o princípio do pecado, por isso Cristo parecia estar numa matéria carnal, mas na verdade não estava, era ilusório.
Na concepção desse movimento herético, sendo Cristo bom e a matéria essencialmente má, não haveria possibilidade de união entre Ele e um corpo terreno. Portanto os docetistas negavam a humanidade de Cristo, dizendo que Ele parecia ser humano, mas era divino. Afirmavam que o corpo de Jesus não passava de um fantasma, que sofrimento e morte eram apenas meras aparências. Se sofria, então não podia ser Deus; ou era verdadeiramente Deus e então não podia sofrer.
Não houve uma condenação oficial a esse pensamento, mas Irineu e Hipólito foram os opositores dessa ideia filosófica grega e pagã da época.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada para a realização deste trabalho, foi através de pesquisa bibliográfica em livros e sites.  Foram utilizados nesse trabalho a Bíblia traduzida por João Ferreira de Almeida, Jessé Hulburt Lyman e outros.  É uma pesquisa qualitativa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Almeida Vieira João, Bíblia Sagrada, 4ª edição, Sociedade Bíblica do Brasil, Barueri, 2009
Bettenson H. Documentos da Igreja Cristã, 4ª edição, editora Aste, São Paulo 2001
Hulburt Lyman Jesse, História da Igreja Cristã, 9ª impressão, editora Vida, 1966
Bruno Alexander – Tradutor, O livro das religiões – 1ª edição, Globo Livros, 2014
www.ecclesia.com

Pesquisa feita por Edilberto Pereira - Bacharel em Teologia