quinta-feira, 14 de agosto de 2025

MARIA, A SERVA DO SENHOR, UM EXEMPLO DE OBEDIÊNCIA

  Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1:38).

Essas são palavras de Maria, a jovem escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador.

Ela creu na palavra do Senhor como disse sua prima Isabel, "bem aventurada a que creu" (Lucas 1:45), e por ela ter crido no que lhe fora falado, ela se tornou a mãe do Redentor, Jesus, o enviado por Deus para salvar a humanidade.

Maria foi com certeza a primeira pessoa a ser salva por Jesus, pois ela mesma disse: "E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador" (Lc 1:47), e ela disse que todas as gerações a chamariam de "bem aventurada" (Lc 1:48).  Lembremos que bem aventurada não significa ser adorada, mas sim, uma pessoa feliz, "pessoa que desfruta , nesta vida ou após a morte terrena, das bem aventuranças divinas".

A bem aventurada Maria, serva do Senhor nos deixou um rico exemplo de fé, humildade e obediência, porém, jamais ensinou a alguém a se chegar a ela, mas sim que devemos obedecer a Jesus, o seu filho primogênito.  No casamento em Cana da Galileia, ela deixou claro para os serventes no milagre da transformação da água em vinho com essas palavras :  "fazei tudo o que Ele vos disser" (Jo 2:5), ou seja, devemos crer e obedecer ao filho de Maria, e não a ela, mesmo que é ela é "bendita entre as mulheres", e "bem aventurada".  Podemos ler no episódio da água sendo trandormada em vinho, que os discípulos de Jesus creram nele (Jesus) e não neles (Jesus e Maria) (Jo 2:11).

Com certeza Maria é bem aventurada, porém o próprio Jesus durante o seu ministério terreno, deixou claro que não somente Maria é bem aventurada, mas também todas as pessoas que ouvem a Palavra de Deus e  obedecem (Lc 11:27,28).

O filho de Maria, nunca colocou a sua mãe numa posição de superioridade em relação as outras pessoas no que diz respeito as coisas espirituais (Mt 12:46-50), o próprio Jesus deixou claro que todas as pessoas que ouvem a Palavra de Deus e obedecem estão na mesma situação de sua mãe, são "amados e amadas" do Senhor, e também bem aventurados (as).

Tomemos cuidado, Deus nos adverte através da sua Palavra à respeito da idolatria.  Honra, glória, louvor e adoração devemos dar somente ao Pai, Filho, e Espiirto Santo, o Deus triúno.

Maria exaltou o seu Salvador, e  nós também devemos exaltar o Salvador dela e nosso, e a Ele obedecer até o fim das nossas vidas.

Sejamos fíéis e obedientes como Maria foi, mas não sejamos imprudentes nos deixando levar pelo engano da idolatria. O caminho, a verdade, e a vida é Jesus, quem salva, perdoa, liberta e leva o homem para o Céu é Jesus, quem sempre está conosco é Jesus, na pessoa do Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Trindade, e um dia estaremos para sempre com Ele no Céu, juntos com todas as pessoas que o serviram e o servem com sinceridade.

Assim como Maria agradou a Deus, sejamos nós também agradáveis à Ele, fazendo a sua vontade, obedecendo a sua Palavra.

Toda honra, glória, louvor e adoração ao Criador de todas as coisas, o Pai, o Filho, o Espírito Santo, o Deus que está sempre conosco, que vê e sabe todas as coisas.


Fonte :  Texto redigido por Edilberto Pereira - bacharel em Teologia baseado na Palavra de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário