No Antigo Testamento, o Sumo Sacerdote era o mediador entre Deus e o povo de Israel, que eram escolhidos para levar a Palavra de Deus para todas as nações.
Era o Sumo Sacerdote que fazia os sacrifícios pelos pecados da nação de Israel e por ele próprio, pois também era imperfeito, e intercedia pelo povo diante de Deus.
Deus já tinha antes da fundação do mundo, um plano perfeito para a reconciliação do ser humano com Ele (Ef 1:4-5), e esse plano foi realizado plenamente através de seu Filho Unigênito, Jesus Cristo,
Enquanto na Antiga Aliança os sacrifícios só eram feitos em favor da nação de Israel, na Nova Aliança, o sacrifício foi feito em favor de todas as pessoas.
Na Antiga Aliança, eram necessários sacrifícios de animais para o perdão dos pecados do povo, e esses sacrifícios para perdão dos pecados eram feitos anualmente. Na Nova Aliança, o Filho de Deus, se deu por nós como sacrifício vivo e perfeito, uma vez só e para sempre.
Jesus Cristo é o nosso Sumo Sacerdote, Ele está assentado a direita do Pai, intercedendo por nós.
Ele veio ao mundo como homem, e quando foi ser batizado por João Batista, foi dita a seguinte afirmação: Eis o Cordeiro Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1:29).
No livro do Apocalipse está escrito : o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo (Ap 13:8-10).
Jesus Cristo, nasceu de uma virgem por nome Maria, por obra do Espírito Santo, nasceu sem pecado, viveu sem pecado, mesmo sendo tentado em tudo, Ele jamais pecou. E por isso, temos um Sumo Sacerdote que pode nos socorrer quando a Ele nos achegamos com fé e confiança.
Ele foi morto em uma cruz, derramou seu sangue puro, para perdão de nossos pecados (1 Pe 2:24), Ele nos resgatou, nos livrou das mãos do inimigo, que é o diabo (1 Pe 5:8-9), e por meio dele, nos tornamos filhos e filhas de Deus.
Jesus é o mediador da nova aliança (Hb 12:24), o único mediador entre Deus e os homens (1 Tm 2:5-6), o Autor da salvação eternas, para quem lhe obedece (Hb 5:9).
Para todas as pessoas que creem em Jesus, no sacrifício que Ele fez por toda a humanidade, morrendo pelos nossos pecados (1 Jo 2:1-2), Ele é o Sumo Sacerdote que socorre em tempo oportuno quem se achega a Ele (Hb 4-14-16). Ele é Eterno (Hb 7:25-28)
A nossa vitória está em nos aproximarmos de Deus (Tg 4:8-10), nos humilharmos diante dele (1 Pe 5:6-10).
Ele é Sacerdote Eterno, Permanente (Hb 7:17-25), a Aliança Perfeita (Hb 8:5-6).
Se quisermos ser abençoados(as), precisamos nos aproximar dele, buscar a Ele enquanto podemos O achar, nos arrepender de nossos pecados e nos voltar para Ele (Is 55:6-7), e certamente Ele nos acolherá, e fará de nós templo do Espírito Santo (1 Cor 6:19), e desfrutarmos das bençãos do Senhor aqui na terra e no final a salvação da nossa alma (Mc 10:30; 1 Pe 1:8-9).
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, o Deus fiel que é Soberano e tem prazer em nos abençoar (Jr 29:11-13; Fl 4:19) .
Fonte : Texto redigido por Edilberto Pereira - bacharel em Teologia - baseado na Palavra de Deus

Nenhum comentário:
Postar um comentário